Apresentação e Compartilhamento do Cine Educacional
Página 1 de 1
Apresentação e Compartilhamento do Cine Educacional
Segundo, Alvares, Rocha e Barreto (2010) o Curso de graduação em administração possui particularidades que nenhum outro curso possui e por isso é necessário privilegiar a aplicação de práticas pedagógicas que contribuam para o processo de aprendizagem e diante disso os desenvolvimentos artísticos vêm assumindo destaque em pesquisas acadêmicas.
Segundo Champoux (1999 apud MENDONÇA; GUIMARAES, 2008 p.02) os filmes podem ser exemplos de ensino através de apresentação de casos, exercícios experienciais, metáforas, como simbolismo e entre outros e evocando assim diferentes processos cognitivos onde proporcionam descrições visuais de conceitos e teorias abstratas.
Mendonça e Guimarães (2008) ainda afirmam que os acadêmicos em sala de aula, assistindo a um filme estão desempenho um papel ativo na sua no processo de aprendizagem e Barbosa e Teixeira (2007) afirma também que a utilização de filmes no curso de Administração de Empresas contribui para a aprendizagem significativa de seus alunos.
Barbosa e Teixeira (2007) ainda colabora afirmando que o professor pode fornecer um roteiro de análise para os alunos, não no intuito de limitar a capacidade criativa dos alunos-espectadores, mas estabelecer alguns parâmetros de análise com base nos objetivos da atividade, dividindo o roteiro em duas partes – informativa e interpretativa.
Portanto, segue o roteiro básico para todas as atividades que envolverem filmes em nossa disciplina. Elucido que a intenção não é fazer um resumo do filme e sim retirar analogias com conceitos da Administração.
1. Quais temas que grupo destaca durante o filme e que envolve a Administração
2. Quais elementos foram observados durante o filme que destacam as competências e habilidades do Administrador e do Administrador Consultor
3. Quais cenas demonstraram atitudes corretas ou apropriadas segundo fundamentação da área da Administração
4. Quais atitudes demonstraram atitudes incorretas ou inapropriadas segundo fundamentação da área da Administração
5. Quais atitudes o grupo tomariam diferente do que aconteceu no filme.
6. Quais os temas / ações / terminologias que apareceram durante o filme que geraram curiosidade e pesquisa do grupo. Elucide-as.
7. Faça uma recomendação aos grupos que não assistiram ao mesmo filme, dizendo da importância para a Administração e o que o grupo pode absorver de aprendizado.- Anexos
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|